terça-feira, julho 17, 2007

 
Programa Escola a Escola Pró – Ambiente
em colaboração com a


Câmara Municipal de Lisboa


Alunos de várias turmas de 5º, 6º e 7º anos desenvolveram actividades no âmbito do Programa de Educação Ambiental “Escola a Escola Pró - Ambiente”, da Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária, do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa. Este programa visa informar e sensibilizar para as questões associadas à temática dos resíduos urbanos e sua separação.
As actividades desenvolvidas com as turmas foram divididas em várias fases. A saber: a) Visitas de Estudo; b) Jogos Ambientais ; c) Acções de limpeza; d) peça de Teatro; e) Concurso de Esculturas ; f) Feira de Objectos Usados.
Em jeito de balanço, passamos a dar conta das actividades desenvolvidas pelas várias turmas, ao longo do ano.
No dia 24 de Janeiro, foi realizada uma Visita de Estudo, com os alunos do 5º A e 6º C, à Fabrica de Vidro Sotranco, na Venda Nova Amadora.
O transporte de ida e volta foi da responsabilidade da CML. Fomos acompanhados pela técnica superior Drª Sofia Victória, que durante a viagem de ida, nos transmitiu várias informações sobre a fábrica e suas actividades. Foi também dada a todos os participantes uma brochura sobre a história da Fábrica, produção e reciclagem do vidro.
Chegados à fábrica, fomos recebidos pelo Senhor João Correia, que nos transmitiu algumas informações e dados estatísticos relacionados com a reciclagem do vidro. Alunos e professores, pudemos observar os sistemas e técnicas produção do vidro através de uma visita guiada a toda a fábrica.




No dia 2 de Março, com as turmas de 6º B e 7º A e no dia 18 de Maio com o 6º A, foram realizados Jogos Ambientais LXGame. Os jogos foram dinamizados pelas Técnicas Superiores da C.M.L. Drª Sofia Vitória, Engenheira Vanessa Fonseca e ainda pela Drª Virgília Encarnação, Coordenadora do Programa. Decorreram durante a manhã, na sala de aula, sendo as temáticas abrangidas a separação selectiva dos resíduos e o ciclo dos materiais. As turmas foram divididas em grupos que, alternadamente, participaram nos jogos.





No dia 22 de Março, no pátio da escola uma foi apresentada uma peça de teatro entre as 12h00 13h00 no pátio da escola, para toda a comunidade.





Nos dias 8 com o 5º F e no dia 15 de Maio, com o 5º D, decorreram duas campanhas de limpeza.
Todo o equipamento utilizado nessas acções, foi trazido à escola, logo de manhã cedo, pela equipa de limpeza da zona da escola, que o recolheu à tarde.
Os alunos foram acompanhados nestas acções pelas técnicas da CML e pelos respectivos professores.





No dia 5 de Junho, teve lugar o encerramento do programa com a realização de várias actividades em simultâneo: uma exposição na Rua Augusta de todos os trabalhos que participaram no Concurso de Esculturas Ecológicas, no qual participou o 6º A, com uma árvore ecológica, a quem foi atribuída uma MENÇÃO HONROSA, que se materializou numa impressora multifunções; uma Feira de Objectos Usados, onde estiveram vários alunos do 6º A, acompanhados por alguns professores. Foi pedida a colaboração a toda a comunidade escolar, tendo o contributo sido generoso, pois foram dados os mais variados objectos desde livros a bibelots e muitos brinquedos. A receita obtida reverteu a favor da Obra Social do Padre Gregório.
Dado comemorar-se nesse dia o dia mundial do ambiente, decorreu também uma Marcha Ecológica, com alunos de várias escolas, tendo a nossa sido representada pelas turmas de 5º ano B e C e por alguns alunos do 6º A. O ponto de encontro foi a Praça do Comércio, tendo a Câmara Municipal, assegurado o transporte de ida e de regresso. A marcha desceu a Rua do Ouro e terminou na Praça do Comércio, onde decorreu uma cerimónia para a entrega dos prémios do Concurso Esculturas Ecológicas.
A escultura do 6º A, mereceu uma Menção Honrosa, tendo - nos sido entregue uma impressora multifunções, que decerto vai ser muito útil a todos os alunos, no próximo ano lectivo.





Turma de 6º A que participou no concurso "Esculturas Ecológicas" com uma árvore executada com materiais reutilizáveis. Exemplo da execução de algumas folhas para a árvore.



Execução das folhas na aula de EVT



A árvore com que o 6º A participou no concurso e obteve uma Menção Honrosa









FEIRA DAS VELHARIAS









 




CLUBE HORTA / AMBIENTE




Este projecto tinha como objectivos principais permitir aos alunos:

· desenvolver a criatividade individual e de grupo;
· desenvolver competências a nível das atitudes e valores;
· desenvolver o gosto pela frequência da Escola;
· desenvolver a capacidade de comunicar;
· desenvolver capacidades motoras;
· desenvolver a capacidade de resolver problemas;
· desenvolver a capacidade de se relacionar com os outros;
· vencer alguns receios relativamente a plantas e a animais;
· melhorar a integração na escola;
· aplicar, de forma lúdica, os saberes adquiridos nas áreas curriculares disciplinares;
· adquirir experiências significativas para o futuro;


Esteve aberto a todos os alunos, no período das 12:30 às 14.00 horas às 3ªfeiras e, das 13: 25 às 15:00 horas às 5ª feiras, horário destinado pela escola ao funcionamento de todos os clubes, dado os alunos não terem aulas e necessitarem de estar ocupados, permitindo deste modo uma diminuição dos comportamentos indisciplinados.



Privilegiámos a concretização das seguintes actividades, que foram efectivamente levadas a cabo:

· Implantação de uma horta;
· Observação e identificação de animais existentes na horta.
· Construção de um compostor, recorrendo a materiais reutilizáveis;
· Realização de etiquetas em madeira reaproveitada, para identificação de plantas.

Das actividades realizadas foi feito o seu registo fotográfico e efectuada uma apresentação em «Power Point»



Balanço

Em jeito de balanço referimos as dificuldades sentidas e os aspectos mais relevantes do nosso trabalho e sugerimos a melhoria de alguns aspectos que podem promover a qualidade deste espaço, como espaço de descoberta de novos conhecimentos, de afectos e de lazer.
Consideramos ter atingido a maioria dos objectivos propostos.

Dificuldades encontradas:
· a manutenção da limpeza do espaço destinado à horta;
· o estado de degradação da rede que permitiu a invasão sistemática do espaço horta, por pessoas estranhas ao projecto;
· a vandalização do espaço;
· a danificação e a destruição de vasos e canteiros;

Aspectos positivos:
· a elevada aderência/participação dos alunos projecto;
· a participação e o envolvimento dos discentes em todas as actividades propostas.
· o clima de camaradagem que se estabeleceu entre alunos e professores, representando uma melhoria significativa na sociabilização e integração dos discentes.
· a frequência não só por alunos do 2º ciclo mas também por alunos do 3º ciclo.
· a frequência do clube por alunos estrangeiros permitindo, àqueles, a aquisição e a consolidação de novo vocabulário.





Lisboa, 3 de Julho de 2007

segunda-feira, julho 09, 2007

 
OUTRAS ACTIVIDADES
CERÂMICA
Dentro das opções no terceiro ciclo, é oferta da Escola a disciplina curricular de Cerâmica. É uma disciplina que " agarra" uma quantidade significativa de alunos e é lecccionada pelo professor/pintor João do Carmo.



Foram produzidas durante o ano lectivo, um conjunto de peças, que revelam as qualidades, o empenho e a destreza manual de cada um dos alunos envolvidos.



A "Oficina das Ideias" dá a conhecer um pouco desta experiência.

Integrando o Projecto " Uma estranha forma de cantar...Era uma vez... o Fado!" os alunos executaram um painel de azulejos, tendo como referência a figura de Amália.


O painel foi colocado na sala de entrada principal da Escola Almirante Gago Coutinho e foi inaugurado pela presidente do C.E., do Agrupamento, na manhã do dia 18 de Junho, primeiro dia da exposição alusiva ao projecto, que decorreu entre 18 e 22 de Junho.


PINTURA
Outra das opções que mobiliza bastantes alunos é a de PINTURA. Aqui a professora/pintora Maria do Pilar Sobral tem vindo a desenvolver com os seus alunos várias técnicas.

Foi elaborado um retrato a óleo, de Amália Rodrigues, integrado no mesmo projecto e que esteve também exposto na referida exposição.


EVT - EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA


Decorrente da importância das três palavras chave - REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR, o par pedagógico de EVT - João Hilário e Álvaro Ribeiro, na turma do 6º C - concretizou a ideia de transmitir aos alunos essa importância (re)utilizando diversos materiais para "vestir" as figuras desenhadas tendo como padrão a figura humana.

Alguns trabalhos expostos num dos átrios da Escola Gago Coutinho.


Para o próximo ano lectivo deseja-se que mais e melhores trabalhos possam ser apresentados pois consideramos estarem criadas melhores condições em função da qualidade dos alunos que virão frequentar o próximo 5º ano.
A "Oficina dos Eventos" estará atenta, para dar publicidade a tudo aquilo que de bom se foe fazendo no Agrupamento.
Decerto, muito nais haveria para reportar se outros docentes nos fizessem chegar, em tempo útil, tudo aquilo de muito bom que vão executando, com os seus alunos, ao longo do ano lectivo.
Aos projectos que brotam livres da nossa mente devemos evitar que uma simples folha de papel os aprisione.

sábado, julho 07, 2007

 

07-07-07


LIVEHEARTH

SOS-TERRA
...---...


QUEM NÃO POUPA ÁGUA E LENHA
NÃO POUPA ALGO QUE TENHA
- PROVÉRBIO POPULAR -

HOJE AL GORE DISSE UMA FRASE BASILAR:

- SE QUERES IR DEPRESSA VAI SÓZINHO SE QUERES TER FUTURO VEM CONNOSCO!



VAMOS TODOS FAZER UMA FORCINHA PARA MUDARMOS ISTO.

NÃO ESQUEÇAMOS QUE NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?