terça-feira, julho 17, 2007

 
Programa Escola a Escola Pró – Ambiente
em colaboração com a


Câmara Municipal de Lisboa


Alunos de várias turmas de 5º, 6º e 7º anos desenvolveram actividades no âmbito do Programa de Educação Ambiental “Escola a Escola Pró - Ambiente”, da Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária, do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa. Este programa visa informar e sensibilizar para as questões associadas à temática dos resíduos urbanos e sua separação.
As actividades desenvolvidas com as turmas foram divididas em várias fases. A saber: a) Visitas de Estudo; b) Jogos Ambientais ; c) Acções de limpeza; d) peça de Teatro; e) Concurso de Esculturas ; f) Feira de Objectos Usados.
Em jeito de balanço, passamos a dar conta das actividades desenvolvidas pelas várias turmas, ao longo do ano.
No dia 24 de Janeiro, foi realizada uma Visita de Estudo, com os alunos do 5º A e 6º C, à Fabrica de Vidro Sotranco, na Venda Nova Amadora.
O transporte de ida e volta foi da responsabilidade da CML. Fomos acompanhados pela técnica superior Drª Sofia Victória, que durante a viagem de ida, nos transmitiu várias informações sobre a fábrica e suas actividades. Foi também dada a todos os participantes uma brochura sobre a história da Fábrica, produção e reciclagem do vidro.
Chegados à fábrica, fomos recebidos pelo Senhor João Correia, que nos transmitiu algumas informações e dados estatísticos relacionados com a reciclagem do vidro. Alunos e professores, pudemos observar os sistemas e técnicas produção do vidro através de uma visita guiada a toda a fábrica.




No dia 2 de Março, com as turmas de 6º B e 7º A e no dia 18 de Maio com o 6º A, foram realizados Jogos Ambientais LXGame. Os jogos foram dinamizados pelas Técnicas Superiores da C.M.L. Drª Sofia Vitória, Engenheira Vanessa Fonseca e ainda pela Drª Virgília Encarnação, Coordenadora do Programa. Decorreram durante a manhã, na sala de aula, sendo as temáticas abrangidas a separação selectiva dos resíduos e o ciclo dos materiais. As turmas foram divididas em grupos que, alternadamente, participaram nos jogos.





No dia 22 de Março, no pátio da escola uma foi apresentada uma peça de teatro entre as 12h00 13h00 no pátio da escola, para toda a comunidade.





Nos dias 8 com o 5º F e no dia 15 de Maio, com o 5º D, decorreram duas campanhas de limpeza.
Todo o equipamento utilizado nessas acções, foi trazido à escola, logo de manhã cedo, pela equipa de limpeza da zona da escola, que o recolheu à tarde.
Os alunos foram acompanhados nestas acções pelas técnicas da CML e pelos respectivos professores.





No dia 5 de Junho, teve lugar o encerramento do programa com a realização de várias actividades em simultâneo: uma exposição na Rua Augusta de todos os trabalhos que participaram no Concurso de Esculturas Ecológicas, no qual participou o 6º A, com uma árvore ecológica, a quem foi atribuída uma MENÇÃO HONROSA, que se materializou numa impressora multifunções; uma Feira de Objectos Usados, onde estiveram vários alunos do 6º A, acompanhados por alguns professores. Foi pedida a colaboração a toda a comunidade escolar, tendo o contributo sido generoso, pois foram dados os mais variados objectos desde livros a bibelots e muitos brinquedos. A receita obtida reverteu a favor da Obra Social do Padre Gregório.
Dado comemorar-se nesse dia o dia mundial do ambiente, decorreu também uma Marcha Ecológica, com alunos de várias escolas, tendo a nossa sido representada pelas turmas de 5º ano B e C e por alguns alunos do 6º A. O ponto de encontro foi a Praça do Comércio, tendo a Câmara Municipal, assegurado o transporte de ida e de regresso. A marcha desceu a Rua do Ouro e terminou na Praça do Comércio, onde decorreu uma cerimónia para a entrega dos prémios do Concurso Esculturas Ecológicas.
A escultura do 6º A, mereceu uma Menção Honrosa, tendo - nos sido entregue uma impressora multifunções, que decerto vai ser muito útil a todos os alunos, no próximo ano lectivo.





Turma de 6º A que participou no concurso "Esculturas Ecológicas" com uma árvore executada com materiais reutilizáveis. Exemplo da execução de algumas folhas para a árvore.



Execução das folhas na aula de EVT



A árvore com que o 6º A participou no concurso e obteve uma Menção Honrosa









FEIRA DAS VELHARIAS









Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?