terça-feira, janeiro 23, 2007

 
*foto google


À "Oficina dos Eventos" chegou a 2ª edição do jornalinho da turma 5º F, ALERTA 17, realizada na disciplina Área de Projecto.

Este Jornalinho de turma volta a abordar temas importantes para a juventude da Escola.

A segurança, a protecção do ambiente e das espécies e a saúde, são temas bem abordados com que se pretende pôr hoje os alunos a pensar e, no seu futuro, a agir de forma diferente .

Nesta edição também aparecem os agradáveis passatempos.

Para todos os alunos do 5ºF que se têm vindo a empenhar neste projecto e aos Professores Carla Gonçalves e Ricardo Rodrigues, a "Oficina do Eventos" deseja que mais e melhores jornalinhos possam ser dados à estampa, para bem destes alunos e da restante população do Agrupamento.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
><><><><><
2º E 3º CICLOS

Ano lectivo de 2006 / 2007

<><><><>

A avaliação é o resultado de:

  1. assiduidade e pontualidade
  2. capacidade de se auto-avaliar
  3. possuir e organizar os materiais escolares
  4. realizar fichas de avaliação
  5. realizar fichas de trabalho
  6. mostrar interesse e ter respeito por colegas, professores e funbcionários
  7. participar, activamente, nas aulas
  8. realizar trabalhos de casa
  9. realizar trabalhos de grupo
  10. realizar e organizar trabalhos de pesquisa.

As classificações para cada nível, adoptadas nesta Escola e definidas pelo Conselho Pedagógico, são as seguintes:

  • MUITO BOM ->>>>>> de 90 a 100% - nível 5
  • BOM - >>>>>>>>>>> de 70 a 89% - nível 4
  • SATISFAZ - >>>>>>> de 50 a 69% - nível 3
  • NÃO SATISFAZ - >>> de 20 a 49% - nível 2
  • MUITO FRACO - >>> de 0 a 19% - nível 1


quarta-feira, janeiro 10, 2007

 

CONCURSO CARTAS AO PAI NATAL
Durante o mês de Dezembro o Agrupamento desenvolveu o projecto "Escreve uma carta ao Pai Natal". Esta iniciativa teve uma grande adesão por parte dos alunos dos diferentes graus de ensino e dos seus professores.
O Conselho Pedagógico criou um júri de selecção que veio a atribuir prémios aos onze melhores trabalhos.
Seguidamente apresentamos a lista dos premiados.

<>

RESULTADOS
<>
Escola EB1 S. João de Brito - 111
  • Patrícia Fonseca - 1º C
  • Rita Gonçalves - 2º A
  • Sofia Valente - 3º C
  • Sara Parada - 4º A

Escola EB1 101

Escola Alm. Gago Coutinho

Os alunos premiados receberão, no próximo mês de Fevereiro, em cerimónia a realizar no dia da Escola Alm. Gago Coutinho, os prémios a que têm direito.


domingo, janeiro 07, 2007

 

Quem é quem...
"MARTINHO DA ARCADA"

Muito mais do que "um café simples"

O café Martinho da Arcada celebra este ano 225 anos de existência. As celebrações contam com a presença de Cavaco Silva.
Duzentos e vinte e cinco anos parecem muito tempo para um café resistir à erosão do crescimento lisboeta. Mas é aqui, na Praça do Comércio, que o Martinho da Arcada continua a reviver a história em torno de Fernando Pessoa.
Inaugurado a 7 de Janeiro de 1782, o Martinho da Arcada é o mais antigo café de Lisboa e a celebração dos seus 225 anos irá contar com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Foi o actual presidente da República que ajudou a recuperar o Martinho, há cerca de 25 anos, ao dar um donativo para o restauro. Na altura ocupava o cargo de Primeiro-Ministro. António Barbosa de Sousa, o proprietário do Martinho, orgulha-se do restaurante e garante que o espaço “é muito mais do que um café simples”.
É um local onde já se realizaram peças de teatro e onde professores “já deram aulas aos alunos”. António Sousa pegou no café há cerca de 25 anos e desde então tem gerido a casa e mantido viva a memória de Pessoa.
As histórias dos seguidores de Pessoa multiplicam-se e continuam a surpreender o proprietário deste café voltado para o Tejo. “Recordo uma senhora, brasileira, que estava aqui e começou a beijar a mesa de Pessoa”, conta António Sousa.
No livro de visitas guarda dedicatórias, muitas delas de figuras ilustres, nacionais e estrangeiras, que passaram pelo Martinho da Arcada. No dia 7 de Janeiro de 2007, durante a celebração dos 225 anos, Cavaco Silva irá ter honras de inaugurar um novo livro, para dar início a mais um ciclo do Martinho da Arcada.
*Notícia Sapo - com a devida vénia.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

 

POUPAR ÁGUA
«»«»«»«»«»«»«»

A água potável, que vai sendo um bem escasso na superfície do globo terrestre, deverá ser uma das nossas principais preocupações nos dias que correm uma vez que mais de 70% do nosso corpo é constituído por água e sem ela não existe vida.

É frequente vermos na TV as missões que os cientistas espaciais, de diversos países, em especial os americanos, fazem para tentar encontrar vida noutros planetas e, sobretudo em Marte, a sua preocupação principal é tentar descobrir vestígios de água, quer no estado líquido ou sólido, pois sabem que se o conseguirem têm a probabilidade de existência de vida nesses locais.

Ora sabendo nós que sem água não possibilidade de vida, quer animal ou quer vegetal, há pequenos gestos que se podem traduzir em grandes benifícios para todos nós e em especial para os vindouros. Assim não se deve esquecer:

<><><><>

«»«»«»«»«»


segunda-feira, janeiro 01, 2007

 

Quem é quem...

Mário Cesariny (1923 - 2006)

****

Mário Cesariny de Vasconcelos nasceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1923 e faleceu no passado dia 26 de Novembro de 2006, com 83 anos.

Além de tradutor e antologiador teve uma obra absolutamente marcante como poeta e artista plástico.Foi a nossa principal figura do Surrealismo.

A sua formação artística inclui o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudos na área de música, com Fernando Lopes Graça. Mais tarde, viria a frequentar a Academia de La Grande Chaumière, em Paris, cidade onde conheceu André Breton, em 1947. Rapidamente atraído pelas propostas do movimento surrealista francês, tornou-se um dos mais importantes defensores do movimento em Portugal. Ainda nesse ano, integrou o Grupo Surrealista de Lisboa.

Escrever para Cesariny "era como estar corporalmente presente no universo e assim participar na fluidez inapreensível de uma realidade que é tanto universo como escrita"«António Ramos Rosa»


Um poema de Cesariny:

«»«»«»

Faz-me o favor...

Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!

Supor o que dirá

Tua boca velada

É ouvir-te já.

É ouvir-te melhor

Do que o dirias.

O que és não vem à flor

Das caras e dos dias.

Tu és melhor -- muito melhor!

Do que tu. Não digas nada. Sê

Alma do corpo nu

Que do espelho se vê.

«»«»«»

Para maior informação consultar o "site"

http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=M%E1rio+Cesariny


This page is powered by Blogger. Isn't yours?