domingo, janeiro 07, 2007

 

Quem é quem...
"MARTINHO DA ARCADA"

Muito mais do que "um café simples"

O café Martinho da Arcada celebra este ano 225 anos de existência. As celebrações contam com a presença de Cavaco Silva.
Duzentos e vinte e cinco anos parecem muito tempo para um café resistir à erosão do crescimento lisboeta. Mas é aqui, na Praça do Comércio, que o Martinho da Arcada continua a reviver a história em torno de Fernando Pessoa.
Inaugurado a 7 de Janeiro de 1782, o Martinho da Arcada é o mais antigo café de Lisboa e a celebração dos seus 225 anos irá contar com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Foi o actual presidente da República que ajudou a recuperar o Martinho, há cerca de 25 anos, ao dar um donativo para o restauro. Na altura ocupava o cargo de Primeiro-Ministro. António Barbosa de Sousa, o proprietário do Martinho, orgulha-se do restaurante e garante que o espaço “é muito mais do que um café simples”.
É um local onde já se realizaram peças de teatro e onde professores “já deram aulas aos alunos”. António Sousa pegou no café há cerca de 25 anos e desde então tem gerido a casa e mantido viva a memória de Pessoa.
As histórias dos seguidores de Pessoa multiplicam-se e continuam a surpreender o proprietário deste café voltado para o Tejo. “Recordo uma senhora, brasileira, que estava aqui e começou a beijar a mesa de Pessoa”, conta António Sousa.
No livro de visitas guarda dedicatórias, muitas delas de figuras ilustres, nacionais e estrangeiras, que passaram pelo Martinho da Arcada. No dia 7 de Janeiro de 2007, durante a celebração dos 225 anos, Cavaco Silva irá ter honras de inaugurar um novo livro, para dar início a mais um ciclo do Martinho da Arcada.
*Notícia Sapo - com a devida vénia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?