terça-feira, junho 12, 2007

 
EXPOSIÇÃO FINAL DE TRABALHOS


<><><><><>

O FADO É AMÁLIA!

******

No âmbito do Projecto-Escola, UMA ESTRANHA FORMA DE CANTAR…ERA UMA VEZ O FADO! a turma do 7ºC expõe, no espaço nobre desta escola, no dia 18 de Junho entre as 8.15h às 17h00, os seus trabalhos finais alusivos ao projecto em curso.


Esta exposição conta com trabalhos escritos referentes às “Origens do Fado”, a trabalhos, de pintura (retrato de Amália elaborado pela opção de Pintura do 8ºC sob a orientação da Professora Pilar Sobral) e de Cerâmica (painel de azulejos alusivo a Lisboa, ao Fado e ao Mar sob a orientação do professor João do Carmo), que será embutido numa das paredes da nossa escola.

A turma do 7ºC criou vários cartazes relativos a este tema com o objectivo de divulgar e apelar à participação de toda a Comunidade escolar para este mega projecto.


Esta exposição conta ainda com parte do espólio da fadista Amália Rodrigues, cedido gentilmente pelo Professor/coordenador do projecto, Rui Ferreira. Deste espólio será exposta uma guitarra portuguesa com 50 anos e um xaile que pertenceu à fadista e que a mesma usou num espectáculo no Japão, em 1988.


Também o Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa cedeu, gentilmente a pedido do professor Rui Ferreira, parte da exposição sobre Amália que esteve patente naquela instituição durante três anos, quando da morte da fadista.

A exposição contará ainda com a projecção de alguns filmes portugueses onde Amália participou tais como: Fado-História de uma Cantadeira, Capas Negras e Rosa de Alfama.


Ao longo de toda a exposição ouvir-se-ão, em fundo, músicas de temas variados de Fado, de guitarra portuguesa e interpretações várias de alguns fadistas.
Esta exposição conta ainda com vários textos informativos que serão distribuídos aos visitantes. Estes textos vão desde as origens do fado até uma breve história do mesmo, percorrendo alguns dos vultos fadistas.


Os alunos do 7ºC oferecem um pequeno beberete a quem visitar a exposição.


Na tarde do dia 18/6 haverá uma surpresa … “o nunca visto tornado realidade…”


Esta iniciativa contará com a presença de algumas individualidades quer do meio político, artístico, jornalístico, bem como o Administrador da Fundação Amália Rodrigues e a ex-secretária da fadista, Dona Estrela.


Este dia tão especial é fruto de um longo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo deste ano lectivo por toda uma equipa de professores e alunos.


A vasta equipa que neste projecto trabalhou agradece:


  1. a todos os colegas que de uma forma ímpar contribuíram para que este dia fosse possível.

  2. à Senhora Presidente do Conselho Executivo, Maria Rosa Afonso, por todo o interesse demonstrado pelo trabalho e, por todo o empenho que o Conselho Executivo lhe dedicou.

  3. aos funcionários desta Escola pelo esforço, participação e carinho que têm demonstrado para com esta actividade.

  4. ao Sr. Jorge que se disponibilizou para ir buscar os painéis da exposição ao Museu do Fado e os ajudou a montar.

  5. a todos os pais e encarregados de educação e, sobretudo a todos os ALUNOS que, de um dia para o outro, começaram a saborear o gosto pela canção de Lisboa.

    Bem hajam e muito obrigado.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?