sábado, maio 12, 2007

 

SABIA QUE....

<<>>

Porque se diz haver um BUG informático...

<<>>


Bug significa insecto em inglês. Mas como é que este estranho termo se tornou num lugar-comum do dicionário informático?


O IMAGINÁRIO!


Ao contrário do que se possa pensar, a palavra "bug" já vinha sendo associada a erros e avarias inexplicáveis no campo da engenharia muito antes da existência dos computadores modernos, creditando-se a Thomas Edison uma das primeiras utilizações da expressão quando se confrontou com problemas no desenvolvimento do seu fonógrafo em 1880.


O VERDADEIRO!


No entanto, quem popularizou o termo foi Grace Murray Hopper (1906-1992). Esta investigadora notável, uma das primeiras mulheres a ascender ao cargo de Almirante da Marinha Norte-Americana, foi também uma das pioneiras da ciência da computação bug durante a II Guerra Mundial, tendo-se distinguido, entre outras coisas, pelo desenvolvimento do primeiro compilador e da primeira versão da linguagem COBOL.

Em 1945, ela e os seus colegas trabalhavam no "avô" dos modernos computadores - o MARK I. O dia não estava a correr bem, e algo se passava com um dos circuitos da gigantesca máquina. Depois de muito procurar, conseguiram identificar o problema. O que encontraram? Uma enorme traça alojada num relé do circuito, impedindo o seu bom funcionamento.

Afinal, o bug era mesmo real. Tal como Grace Hopper reconheceu posteriormente, terá sido a partir daquele momento que a palavra bug se associou a todos os problemas que afectassem um computador.

A cientista e a sua equipa registaram o facto no diário de trabalho, colando até a famosa traça numa página do mesmo, junto à frase "Encontrado o primeiro caso de um bug real".Este documento histórico faz hoje parte do espólio da Marinha dos EUA, estando guardado no Naval Surface Warfare Center, onde é frequentemente colocado para exposição pública.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?