sexta-feira, fevereiro 16, 2007

 

CLUBE DE FOTOGRAFIA



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PROJECTO


No Clube de fotografia pretende desenvolver o interesse pela actividade fotográfica ocupando tempo livre dos alunos de forma lúdica e pedagógica.
O modelo de funcionamento inicial assenta em tarefas/actividades passíveis de serem desenvolvidas de forma autónoma num período de um bloco semanal e que consistirão em exercícios de introdução à actividade fotográfica. Para além do registo fotográfico e do trabalho em laboratório, irá realizar-se a organização e divulgação dos trabalhos fotográficos realizados. Os aspectos técnicos e teóricos serão abordados na sua interligação com a componente prática e integrados em projectos ou actividades específicas mas não de forma isolada, o que vai de encontro às características do Clube e a uma aprendizagem eminentemente lúdica e prática. A consolidação teórica é de grande simplicidade, e posterior á prática e decorrente desta.
Paralelamente não será esquecida a componente artística da fotografia bem como o seu aspecto de registo documental e transdisciplinar, neste caso articulada com outros eventos, saídas, actividades ou datas, o que aliás também promove aproxima os alunos da escola.
Será possível percorrer processos diversos de autonomia e responsabilidade, de acordo com as competências evidenciadas.
Por último, quer porque a minha experiência junto da comunidade escolar específica está a iniciar-se, quer pelas características do projecto (que naturalmente se desenvolverá adaptando-se e interagindo com as competências e interesses dos alunos) não faz sentido planificar de forma demasiado estrita o trabalho a desenvolver. No entanto apontam-se linhas gerais de actividade.



PLANIFICAÇÃO E ACTIVIDADES

PLANIFICAÇÃO

  1. Divulgação do Clube de Fotografia
  2. Identificação da localização e horário de funcionamento do Clube
  3. Levantamento de recursos disponíveis e da sua funcionalidade
  4. Planificação de Sessões/ Calendarização de Actividades
  5. Preparação do espaço físico e dos recursos do clubeInventariação das necessidades ao nível dos recursos
ACTIVIDADES
  1. Actividades permanentes
  2. Identificação de sócios
  3. Organização do laboratório
  4. Organização de um arquivo fotográfico
  5. Divulgação de arquivo



    Recolha fotográfica

    “Construção” de cenários fotográficos
    Realização de exercícios temáticos
    Reportagens fotográficas


    Tratamento

    Realização de fotogramas
    Ampliação de negativos
    Revelação de filme
    Criação de slides
    Tratamento digital

    Divulgação

    Análise de enquadramento e composição
    Divulgação de material fotográfico


EXPLORAÇÃO TÉCNICA

  1. Funcionamento da máquina fotográfica
  2. Equipamento fotográfico
  3. Regras e utilização do laboratório
  4. Negativo/positivo
  5. Sensibilidade do papel fotográfico
  6. Filtros
  7. Slides
  8. Fotografia digital
  9. Diafragma e Velocidade de Obturação
  10. Qualidade da luz e temperatura de cor


HORÁRIO

O Clube funcionará às quartas-feiras, entre as 13h25m e as 14h55m.

PROFESSORES INTERVINIENTES
Uma vez que o Laboratório fotográfico admite no máximo três pessoas, para possibilitar a recolha e divulgação fotográfica terá ser utilizada em simultâneo a sala verde anexa, o que também permitira integrar maior número de alunos. Assim é importante que possam existir dois professores a trabalhar em simultâneo com os alunos no clube.

13.25-14.10: Carla Gonçalves; Pilar Sobral
14.10-14.55: Carla Gonçalves; Isabel Duarte

LOCAL
Será utilizado o espaço dedicado ao anterior clube de fotografia bem como a sala verde anexa. O espaço dentro do laboratório será dedicado ao trabalho de laboratório, o qual implica uma câmara escura, ampliador, água, etc…. Paralelamente a sala verde funcionará como apoio, permitindo realizar as demais tarefas do Clube que dispensam a câmara escura.
Esta sala verde será também a “porta de acesso” ao Clube, e será exclusiva do Clube apenas durante o seu horário de funcionamento, posto o que os equipamentos e materiais serão guardados em armários próprios.

NÚMERO DE ALUNOS
De acordo com as actividades. No entanto sempre que a actividade se situe no laboratório ou sala verde, dadas as limitações do espaço, aponta-se para um máximo de seis alunos em simultâneo.

PÚBLICO ALVO
À partida não será feita uma especificação do ciclo alvo, salvaguardando-se a possibilidade de esta vir a ser feita, de acordo com o interesse ou as competências demonstradas pelos alunos.



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