quarta-feira, novembro 22, 2006

 

EDUCAÇÃO !
SERÁ IMPORTANTE RECONHECER E PRESTIGIAR, SOCIALMENTE, A PROFISSÃO DOCENTE?

A "Oficina dos Eventos" teve conhecimento de um artigo publicado no diário espanhol El País, em Outubro passado, que aborda esta problemática.

Com a devida vénia transcrevemos algumas passagens, das mais importantes.

Ali se pode ler que a Consejería de Educacion de Jaén, Andalusia, o equivalente a uma Direcção Municipal (ou regional) de Educação, pensamos nós, iniciou na imprensa escrita, na rádio e TV ( ...) uma campanha de apoio ao professorado com o objectivo primordial de "reconhecer, valorizar e prestigiar socialmente a profissão docente".

Esta campanha tem por lema:
" Obrigado professores, sem vocês não seria possível ... porque são o elemento central do sistema educativo".

Este movimento partiu de um acordo - Acuerdo por la Educacion - rubricado pelos Sindicatos, pela Confederação dos Empresários e pela Junta da Andalusia, que além do referido objectivo apresenta também um "plano de saúde laboral contendo medidas específicas orientadas para àqueles professores que possam vir a ter problemas nas suas aulas".

A Conselheira de Educação de Jaéns, Cándida Martínez, admitiu ainda que" se tem de valorizar mais os professores " e ficaria muito satisfeita " se a campanha servisse para aumentar a auto-estima dos docentes".
É ainda interesse da responsável pela Educação em Jaéns que "se irradique a violência nas aulas" através da "implicação das famílias e de toda a comunidade educativa no seu conjunto".
Em relação às agressões de que os professores são alvo, Cándida Martínez, "regista-os através do programa Séneca - e destacou o apoio jurídico ao professorado no caso de haver agressões no exercício da actividade docente".
Toda esta campanha de reconhecimento da profissão docente está em sintonia com a Ministra da Educação, Mercedes Cabrera, que "promete mão pesada contra a violência escolar.
Entretanto foi publicado um decreto onde se determinam "os direitos e os deveres dos alunos, um Plano de Cultura e de Paz, medidas de apoio ao professorado, assim como a implementação dos mediadores e orientadores sociais" com o fim de "melhorar a convivência nos agrupamentos escolares".
Como nós gostaríamos que semelhante se passasse aqui em Portugal!
Aqui deixamos este artigo à reflexão e comentário de todos aqueles que nos lêem e que se interessam por assuntos de Educação.
Passem palavra...


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?